Parabéns! Tomaram a grande decisão de se tornarem pais. Além de ser uma das etapas mais importantes, se não a mais importante, das vossas vidas, traz muitos desafios. O primeiro é a concepção.
Muitas pessoas pensam que basta deixarem de usar métodos contraceptivos para engravidarem de imediato. Mas o nosso corpo é um pouco mais complicado do que isso e neste guia encontram algumas dicas para conceber mais rapidamente.
Antes de tudo:
A primeira coisa que deve fazer depois de decidir engravidar, é consultar o seu ginecologista. Este é um passo importante, pois terá de ser vacinada contra a Rubéola se ainda não o foi, e começar logo a tomar ácido fólico para prevenir malformações no bebé. O seu ginecologista poderá esclarecer algumas dúvidas que tenha e dar-lhe também alguns conselhos.

Melhor altura:

A melhor altura para ter relações sexuais com o objectivo de engravidar, está dependente do seu ciclo. O período da ovulação dura 6 dias – e é no sexto dia que ocorre a ovulação – este é o seu período mais fértil. Normalmente a ovulação ocorre a meio do ciclo menstrual, o que para a maioria das mulheres é cerca de 14 dias antes da menstruação. Esta costuma ser a melhor altura para engravidar mas se não está a funcionar consigo, experimente entre os dias 10 e 18 do seu ciclo (sendo o dia 1 o primeiro dia da menstruação), e tenha relações sexuais todos os dias nesse período. Desta maneira as relações sexuais e a ovulação vão quase de certeza coincidir.
Testes de Ovulação:
Se quer ser mais precisa e exacta, pode comprar na farmácia testes de ovulação que calcula se está a ovular através da sua temperatura corporal.
É suposto a sua temperatura aumentar ligeiramente durante a ovulação.
Estes testes podem dizer-lhe com 1 dia de avanço quando será a melhor altura para engravidar.


Quantas vezes?
Uma preocupação de quem está a tentar conceber um bebé é com que frequência deve tentar. É um facto que quanto mais frequentemente o homem ejacula menor será a quantidade de espermatozóides.


Assim, quem está a tentar engravidar, muitas vezes tem relações sexuais poucas vezes para não reduzir a quantidade de espermatozóides. No entanto, isto não é necessário. Mesmo que os espermatozóides possam ser menos, existe uma grande probabilidade de ocorrer a fecundação.

O melhor a fazer é ter relações sexuais quando vos apetecer. Lembrem-se que ter um bebé deve ser algo divertido. Não se concentrem demasiado em quantas vezes ou quando. É claro que quem tem relações sexuais apenas uma vez por semana tem menos hipóteses…
 
 
Não estão a conseguir?
Se passado um mês ou dois ainda não estiver grávida, não entre em pânico!
Se estava a tomar a pílula anteriormente, pode demorar algum tempo até o seu ciclo regularizar, o que pode atrasar um pouco a concepção.
Também pode ser mais difícil para as fumadoras engravidar. Se é fumadora reduza o número de cigarros ou deixe de fumar. Se está realmente preocupada com a sua incapacidade de engravidar e nenhum destes conselhos a ajudou, o melhor será consultar o seu ginecologista.
Lembre-se que demora o seu tempo e divirta-se!
Não se concentre demasiado no objectivo de engravidar e vai ver que terá uma boa surpresa quando menos espera.

Categorias